segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Turismo Sustentável e Proteção Animal



Turismo sustentável significa agir com ética e respeito ao meio ambiente em sua totalidade, ações socialmente justas e corretas no âmbito ecológico.

Turismo sustentável inclui também a não exploração de animais como meio de transporte ou como atrações turísticas. Afinal, a maioria das pessoas não imagina o que há por trás de um animal adestrado para divertir as pessoas, agir como humanos ou simplesmente trabalhar por horas seguidas sendo muitas vezes alimentado de modo excessivo e castigado para cumprir as tarefas impostas por seus falsos protetores.

Exemplos de tais práticas são os aquários, parques aquáticos, zoológicos, especialmente o cruel zoológico de Lujan, localizado em Buenos Aires, onde os animais recebem medicamentos para acobertar suas características e ficarem "calmos" apenas para serem constantemente alimentados pelas pessoas e serem alvo de milhões de fotos onde eles aparecem claramente dopados. Inconsciência, egoísmo, vaidade e desrespeito descaradamente permitidos. Não colabore com tais práticas.

Zoo de Lujan


Os exemplos, infelizmente, não cessam. Grandes crueldades e maus tratos se escondem por trás do famoso Sea World. Será mesmo que precisamos encarcerar outras espécies para nosso deleite? O que a raça humana evolui com tais atitudes? Amplie seu coração e sua consciência. Ajude a cessar tais práticas. Não ensine falsos valores para seus filhos.

A verdade por trás do Sea World


Em Canoa Quebrada, no Ceará, um burro é submetido a sustentar um bar móvel na praia, por horas seguidas. Os turistas e consumidores incentivam essa prática cruel ao consumir do explorador do animal. Será que as pessoas acham isso tão normal a ponto de não se questionar sobre a moralidade de tal ato? E se fosse vc no lugar do animal? Gostaria de ser explorado e desrespeitado como espécie dessa forma?
A raça humana evolui pelo questionamento, não pela aceitação. Não aceite maus tratos. Denuncie. Reclame. Faça alguma coisa. Como disse Goethe: "Coragem contém poder, genialidade e magia. Comece agora".
Mudar o mundo só depende de vc, com pequenas atitudes. A natureza não dá saltos. Faça a diferença!


Quer ser um turista ético? Ao planejar sua viagem pesquisa sobre projetos de Ongs e Santuários de preservação animal. Entre em contato, agende sua visita e não se esqueça de ajudar a instituição!

Em minha visita ao Peru me recusei a tirar fotos com as Lhamas que ficam pela cidade toda enfeitadas servindo de atração turística, as mulheres e crianças oferecem os animais para tirar fotos e te pedem contribuição em dinheiro pela foto. Procurei os guias turísticos e questionei o porquê não havia uma lei de proteção para proibir tais atitudes. Ele me explicou que este é um problema antigo no Peru, há indícios de mudança, mas ela ainda não aconteceu justamente por causa dos turistas que estimulam a prática.

Por outro lado, encontrei um lindo trabalho feito no Peru pelo Santuário Animal de Cochahuasy, que resgata animais vítimas do tráfico e maus tratos. O santuário não recebe nenhuma ajuda governamental, mas aceita doações dos turistas. Os animais são bem tratados e muito bem cuidados. Um dos grandes problemas no Peru, me explicou o responsável pelo santuário, é o comércio ilegal de penas de Condor (eles são mortos por falsos Xamãs e suas penas arrancadas e vendidas em dólares) e também a caça aos grandes felinos da região.










Nenhum comentário: