quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Passeando de carro com seu Amigo de quatro patas




Seu pet gosta de passear se carro?

Você sabia que o Código Nacional de Trânsito disciplina algumas regras para que esse passeio seja bom, tanto para os Animais como para seus protetores. 

Quem gosta de cachorros sabe muito bem que eles adoram passear de carro, e não somente passear, eles gostam de admirar a paisagem com a cabeça no vidro ou no colo de seus protetores, que enquanto dirigem deixam os amigos peludos aproveitarem o vento, deixando seus pelinhos voarem ao ar livre, pura diversão né? 

Contudo, o Código Nacional de Trânsito proíbe que os animais sejam levados dessa maneira que tanto gostam porque essa prática pode colocá-los em perigo e devemos zelar pela segurança de nossos amigos também no trânsito. 

Em seu artigo 235, o Código de Trânsito Brasileiro prevê a pena de multa para o motorista que for flagrado transportando Animais na parte externa do veículo, tal atitude é considerada infração grave e ainda pode ser aplicada uma medida administrativa consistente na retenção do veículo para transbordo. Referida conduta não é punida apenas se houver autorização para realizar o transporte do Animal na parte externa do veiculo. 

Já o artigo 252 proíbe o condutor de dirigir o veículo transportando Animais à esquerda do motorista ou entre os braços e as pernas. Nesse caso, a infração é média e a conduta é passível de multa. 

Assim, os cães devem ser transportados com suas coleiras, em cadeiras próprias ou caixas de transporte (isso eles realmente não gostam, mas é necessário principalmente com os felinos). 

As lojas especializadas vendem cadeiras para transportar cães e também cinto de segurança para cachorros de todos os tamanhos. É uma boa opção que evita possíveis quedas ou fuga do animal de dentro do veículo E também assegura que o seu protetor dirija com mais tranquilidade sabendo que seu amigo está protegido e seguro, evitando distrações. 

Caso o condutor do veículo decida transgredir as regras citadas pode perder de quatro a cinco pontos na carteira, além da multa, e o pior de tudo, colocar em risco a vida e a segurança de um amigo único e especial que deve ser protegido, em todos os sentidos. 

* Imagem originalmente publicada em:
http://www.groomingplace.com.br/blog/2012/12/12/cachorro-motorista/

Nenhum comentário: